Thursday, June 17, 2010

Einstein: um aluno nada brilhante


Filho de pais judeus, nasce em 14 de março de 1879, em Ulm, na Alemanha meridional. Einstein chega à Suíça aos 16 anos, na primavera de 1895, na cidade de Aarau. Em 1901 obtém a cidadania suíça.

No ginásio, era um bom aluno, mas não o melhor. Superou, com certa dificuldade, os exames de admissão para a Escola Politécnica de Zurique, onde estudou matemática e física.

Em fevereiro de 1902, chega em Berna sem um tostão no bolso. Se vira dando aulas particulares e, em seguida, trabalhando no escritório de patentes da Confederação Suíça. Após quase dois de grande dificuldade, este novo trabalho, nem muito exigente e nem muito entediante, dá-lhe a paz de espírito necessária para colocar em prática o seu gênio criativo.

Um ano após ter conseguido o cargo, aluga o apartamento que será, no futuro, a sede do museu que levará o seu nome. No segundo andar, com vista para uma das mais bonitas ruas de Berna, o pequeno e modesto apartamento servirá de cenário para a vida privada e para o trabalho teórico de Einstein. Ali viverá com a esposa Mileva Maric, uma ex-colega de Einstein, admirada pela inteligência silenciosa, e com o filho Hans Albert.
 
Em 1907, incentivado por seus amigos, Einstein decide candidatar-se para ensinar na Universidade de Berna. onde, no ano seguinte, encarrega-se dos cursos de física teórica. Em 1909, quando já era considerado um dos físicos mais respeitados de sua época, consegue a cátedra de física teórica em Zurique.

A sua carreira acadêmica continua em Praga e, novamente, em Zurique, onde em 1912 leciona na Escola Politécnica. De 1914 a 1933, vive em Berlim. Porém, com o advento do nazismo em 1933, é obrigado a refugiar-se nos Estados Unidos.

Contudo, ele nunca esqueceu os anos vividos na Suíça e embora tivesse obtido a cidadania americana, sempre teve muito carinho pelo seu passaporte suíço, o qual renovará regularmente. O Museu Histórico de Berna o adquiriu em um leilão, exibindo-o pela primeira vez publicamente em 2005, ano do centenário da teoria da relatividade e do quinquagésimo da morte de Einstein. O pai da física moderna faleceu em abril 1955, aos 76 anos após uma vida dedicada à ciência e às causas pacifistas.

(Tradução livre do original em italiano extraído do site Swissinfo)

No comments:

Post a Comment